top of page

Indicações Terapêuticas[6], [7]

Disfunção erétil: A disfunção eréctil ou “impotência sexual” corresponde à incapacidade constante ou recorrente de obter ou manter uma ereção que permita uma actividade sexual satisfatória durante pelo menos 3 meses. Trata-se de um problema que pode atingir os homens de qualquer idade, embora seja mais comum em idades mais avançadas. De um modo geral, esta doença afecta 29% dos homens entre os 40-49 anos, 50% entre os 50-59 anos e 74% entre os 60-69 anos.

[8]

Hipertensão Pulmonar: É uma doença que se caracteriza por uma pressão elevada (hipertensão) nos vasos que levam o sangue do coração para os pulmões (artérias pulmonares) para ser oxigenado. É uma doença rara que afecta sobretudo mulheres jovens, mas que pode atingir pessoas de todas as idades e de todas as etnias.

[9]

[6] Scaglione, F., Donde, S., Hassan, T. A., & Jannini, E. A. (2017). Phosphodiesterase Type 5 Inhibitors for the Treatment of Erectile Dysfunction: Pharmacology and Clinical Impact of the Sildenafil Citrate Orodispersible Tablet Formulation. Clinical Therapeutics

[7] https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/disfuncao-eretil

[8] https://www.andrologia.com.br/disfuncao-eretil-saiba-como-ajudar-seu-parceiro/ (acedido em: 1/6/2017)

[9] http://www.saudemedicina.com/hipertensao-pulmonar/ (acedido em: 1/6/2017)

Declaração de Integridade

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2016/2017 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/)

Os autores deste trabalho, Eduardo Filipe Pereira Miguel (200900005) e João Filipe da Costa Silva (201304759), estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaram ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmamos que NÃO incorremos em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaramos que todas as frases que retiramos de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

 

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, dia 19 de Maio de 2017.

bottom of page