top of page

Mecanismo de Ação[6], 

Para o sildenafil exercer efeito é necessário, primeiramente, existir um estímulo sexual mediado pelo neurotransmissor Óxido Nítrico (NO) através da via da guanosina monofosfato cíclico (GMPc). O GMPc é responsável pelo relaxamento da musculatura lisa tanto dos vasos pulmonares como dos corpos cavernosos do pénis. Esta via é regulada pela hidrólise do GMPc a GMP mediante a atuação da fosfodiesterase de tipo 5. A inibição desta fosfodiesterase por parte do Sildenafil, impede a hidrólise do GMPc, levando ao relaxamento da musculatura lisa e a uma consequente EREÇÃO!

O Sildenafil é estruturalmente semelhante ao GMPc, CONSEGUINDO competir com este pela ligação ao local ativo e INIBINDO a fosfodiesterase tipo 5.

[6] Scaglione, F., Donde, S., Hassan, T. A., & Jannini, E. A. (2017). Phosphodiesterase Type 5 Inhibitors for the Treatment of Erectile Dysfunction: Pharmacology and Clinical Impact of the Sildenafil Citrate Orodispersible Tablet Formulation. Clinical Therapeutics.

Declaração de Integridade

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2016/2017 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/)

Os autores deste trabalho, Eduardo Filipe Pereira Miguel (200900005) e João Filipe da Costa Silva (201304759), estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaram ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmamos que NÃO incorremos em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaramos que todas as frases que retiramos de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

 

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, dia 19 de Maio de 2017.

bottom of page