top of page

ADME

Administração e Distribuição

Administração e Distribuição

[5];[6]

A administração de formas farmacêuticas contendo Hidrocodona dá-se essencialmente por via oral, visto que este tipo de substância (opióide) é bem absorvida  a partir do trato gastroinstestinal. No entanto, dado que este composto e respetivas formulações são também usadas com fins recreativos, a administração de Hidrocodona, para além da via oral, existe a absorção do fármaco (previamente pulverizado) pela mucosa nasal. 

A Hidrocodona atinge um máximo de concentração plasmática ao fim de, aproximadamente 1h, e o seu tempo de semi-vida é de, aproximadamente, 4h. 

Metabolização e Eliminação

[1]

A hidrocodona é essencialmente metabolizada por duas vias: uma via maioritária e outra minoritária. Na via maioritária, a hidrocodona é metabolizada pela CYP3A4 e dá origem ao seu metabolito inactivo, a norhidrocodona, que pela ação da glucuronil-transferase (UGT) dá origem a um conjugado glucuronídeo que é eliminado.

Pela via minoritária, a hidrocodona é metabolizada em hidromorfona, o seu metabolito activo, pela ação da CYP2D6. A hidromorfona exerce assim a sua ação terapêutica e posteriormente é também conjugada com ácido glucurónico pela ação da UGT e eliminada.

bottom of page